Ginásio Municipal Poliesportivo Antonio Veríssimo de Souza

"O Verissão"

Em março de 1994 durante o seu 1º mandato, o prefeito José de Arimatéia (1993-1996) elaborou o projeto do Ginásio Municipal de Montadas. O mesmo apresentava uma obra de 48 metros de comprimento por 53 de largura e 16,50 metros de altura, a mesma foi idealizada com uma visão educacional, que deveria comportar 06 salas de aula, 04 banheiros amplos, 02 vestiários, 02 salas para atendimento odontológico, gabinete médico, secretaria, sala administrativa e palco para apresentações, além de quadra poliesportiva cercada por 04 arquibancadas. Infelizmente o projeto foi rejeitado pelo MEC/FNDE.

 

Sendo assim, o prefeito José Arimatéia elaborou um segundo projeto que foi encaminhado ao Ministro de Estado da Educação e Desportos, firmando convênio entre a mesma e a Prefeitura de Montadas, todavia após a implantação do Plano Real e conversão da moeda, os valores conveniados dispencaram e Montadas passaria apenas a ter condições de realizar a construção de um quadra coberta.

 

Mesmo com insuficiência financeira para se construir um Ginásio Poliesportivo, o prefeito José de Arimatéia resolveu dar prosseguimento a obra com recursos próprios do município de Montadas, visto que o seu sonho  era a construção de um Ginásio Poliesportivo e não simplesmente um quadra coberta.

 

Ao final de seu mandato (1996), o prefeito José Arimatéia conseguiu com recursos próprios da Prefeitura de Montadas, repassar ao próximo gestor a obra com 90% de sua estrutura concluída, tais com: a cobertura, rebocagem, construção do piso grosso, arquibancadas, palco, banheiros, vestiários, camarim, Bar e cozinha, etc., Faltando apenas o piso fino da quadra com as demarcações, iluminação, pintura, estacionamento e jardim que seria concluída pelo Prefeito Lindembergue Souza Silva no ano de 1997.

 

O Ginásio Municipal Poliesportivo recebeu o nome do Emancipador do município de Montadas: Antonio Veríssimo de Souza e passaria a partir da data de sua inauguração a ser conhecido como “O Verissão”, na época o 3º Maior Ginásio Poliesportivo do Estado da Paraíba. Tendo uma área total de 1.700m², comportando estacionamento, jardins, caixa d’água, quadra poliesportiva, 02 arquibancadas, 02 vestiários, 02 banheiros amplos (com 03 sanitários cada), sala administrativa, palco, camarim, bar e cozinha.

 

Tal como O Hospital Municipal, o Ginásio Poliesportivo foi iniciado durante os primeiros anos; do primeiro mandato do Prefeito José de Arimatéia e como a primeira obra também foi denominado pela oposição de “Elefante-branco” visto que tais não acreditavam que ambas as obras fossem ser concluídas devido a magnitude estruturais das mesmas, o que se monstrou em seguida ser um grande equívoco de pensamento. 

(Clique na imagem para ampliar)

Ginásio "O Verissão"

Ginásio "O Verissão"

O Ginásio teve suas obras iniciadas em outubro de 1994 durante a primeira administração do prefeito José de Arimateia (1993-1996), ao final de seu mandato o prefeito tinha entregue 80% das obras prontas ao seu sucessor Lindembergue Souza Silva (1997-2000), vindo a ser inaugurado em 21 de junho de 1997. O Ginásio carrega o nome do emancipador da cidade: Antonio Veríssimo de Souza, conhecido como "O Verissão".

Vista Externa da Obra

Vista Externa da Obra

No período de sua construção a Rua João Veríssimo de Souza ainda não tinha calçamento e a Escola Helena José porto ainda não tinha o complexo II de expansão.

Entrada

Entrada

Ao encerrar o seu mantado, o prefeito e idealizador do Ginásio Poliesportivo, José de Arimateia Souza deixou 80% da obra concluída.

Parte externa: lateral direita

Parte externa: lateral direita

Conforme imagem a lateral do Ginásio era composta por torres de ferro e ainda não apresentavam a muro de divisão territorial, como também não apresentava ao caixa d-água.

Entrada, vestiário e camarote

Entrada, vestiário e camarote

Construção da entrada do Ginásio, vestiário direito e complexo de camarotes.

Arquibancada direita

Arquibancada direita

Finalização da Arquibancada direita, com capacidade para 1.250 pessoas sentadas.

Complexo do Palco

Complexo do Palco

Ao lado esquerdo banheiro Feminino; escritório; Camarim; Bar/cozinha; e Palco.

Bar/Cozinha e Banheiro Masculino

Bar/Cozinha e Banheiro Masculino

Conclusão da estrutura do Bar e Cozinha; Banheiro Masculino e Palco.

Conclusão da Arquibancada esquerda

Conclusão da Arquibancada esquerda

Capacidade para 1.250 pessoas sentadas. Ao lado saída de emergência.

Inauguração

Inauguração

A 1ª Dama Adriana Meres Porto fazendo o descerramento da faixa de inauguração do Ginásio Poliesportivo Antonio Veríssimo de Souza - O VERISSÃO aos 21 de junho de 1998.

Aplausos

Aplausos

Após a inauguração as autoridades presentes comemoram a conclusão da obra.

Benção

Benção

O Padre Damião inciando o processo de benção do Ginásio 'O Verissão'.

Descerramento da Placa de Mensagem

Descerramento da Placa de Mensagem

Ex-prefeito e Secretário Geral, José de Arimateia Souza fazendo o descerramento da "placa de Mensagem".

Descerramento da Placa de Mensagem

Descerramento da Placa de Mensagem

O Prefeito Lindembergue Souza Silva ao lado do ex-prefeito e Secretário Geral José de Arimateia Souza, juntos fazem o descerramento da Placa de Mensagem.

Realizadores da Obras do Ginásio

Realizadores da Obras do Ginásio

Prefeito Lindembergue Souza Silva e o ex-prefeito José de Arimateia Souza ao lado da Placa de Mensagem.

Idealizador e Mensagem

Idealizador e Mensagem

O Idealizador da Obra, José de Arimateia Souza ao lado do Deputado Federal Álvaro Gaudêncio Neto juntos observam a mensagem da Placa de Inauguração.

Placa de Mensagem

Placa de Mensagem

O Idealizador da Obra, José de Arimateia Souza ao lado do Deputado Federal Álvaro Gaudêncio Neto juntos lendo para os presentes a mensagem da Placa de Inauguração.

Encerramento da Placa de Nomes

Encerramento da Placa de Nomes

Ao lado do ex-prefeito José de Arimateia e do prefeito Lindembergue, o Deputado Álvaro Neto descerra a placa de nome dos homens que contribuíram para a realização da Obra.

Contemplação

Contemplação

O Prefeito Lindembergue, o ex-prefeito José de Arimateia ao lado do filho caçula de Antonio Veríssimo de Souza; Antonio Veríssimo de Souza Segundo.

Placa de Inauguração

Placa de Inauguração

Uma das Placas de Inauguração, que carrega os nomes dos homens que contribuíram para a construção do Ginásio Poliesportivo Antonio Veríssimo de Souza - O VERISSÃO.

Cumprimentação

Cumprimentação

O ex-prefeito José de Arimateia sendo cumprimentado pelo Deputado Federal Álvaro Neto.

Cumprimentos

Cumprimentos

O ex-prefeito José de Arimateia de Souza sendo abraçado pelo Deputado Federal Álvaro Neto, pela conquista da obra realizada.

Vanglória

Vanglória

1ª Dama Adriana, prefeito Lindembergue, ex-prefeito José de Arimateia, Toninho, filho caçula do homenageado, Deputado Federal Álvaro Neto e a vereadora Josefa Tavares.

Pausa para aplausos

Pausa para aplausos

Prefeito Lindembergue, ex-prefeito José de Arimateia, Toninho, filho caçula do homenageado, Deputado Federal Álvaro Neto e a vereadora Josefa Tavares.

Benção

Benção

O padre Damião ao lado do ex-prefeito Lindembergue e de Antonio Veríssimo de Souza Segundo (Toninho) enquanto benzem o Ginásio Poliesportivo.

Contemplação da Obra

Contemplação da Obra

Vereadora Felismina Freire, Padre Damião, ex-prefeito José de Arimateia e Toninho Veríssimo contemplado a dimensão do Ginásio "O Verissão".

Discurso de Agradecimento

Discurso de Agradecimento

O ex-prefeito e então Secretário de Gestão agradece a cada uma das pessoas que contribuíram interna e externamente para a realização e construção do Ginásio Municipal Poliesportivo Antonio Veríssimo de Souza.

Agradecimentos

Agradecimentos

Ex-prefeito José de Arimateia confirmando que esta obra foi sonhada juntamente com seu pai Antonio Veríssimo de Souza e dedicada a população montadense, principalmente a juventude que passaria a partir daquele momento a ser a classe social que mais se beneficiaria com o novo módulo poliesportivo.

Dedicatória

Dedicatória

O idealizador, ex-prefeito e então secretário de Gestão do Governo do Prefeito Lindembergue Souza Silva, o senhor José de Arimateia Souza, discursando e esclarecendo os motivos pelos quais tanto lutou para a realização da obra, além de agradecer a caminhada feita junto ao seu Pai Antonio Veríssimo de Souza para que a obra assim pudesse ser sonhada e realizada.

Autoridades Presentes

Autoridades Presentes

Na cerimônia de inauguração diversas autoridades locais e regionais se fizeram presentes para prestigiar o evento.

Agradecimentos

Agradecimentos

O ex-prefeito José de Arimateia ao lado do Deputado Federal Álvaro Neto, buscou junto ao Governo Federal o convênio necessário para a realização da obra.

Ginásio "O Verissão"

Ginásio "O Verissão"

O Ginásio Municipal Poliesportivo Antonio Veríssimo de Souza - O VERISSÃO, quando inaugurado em 21 de junho de 1998 foi dito como o 3º Maior Ginásio Poliesportivo do Estado da Paraíba, ficando apenas atrás do RONALDÃO em João Pessoa e o MENINÃO em Campina Grande.

© 2014-2020 EuSouAzul.com

Todos os direitos reservados