• Tony Veríssimo

EDUCAÇÃO DE MONTADAS (Parte I): As Mentiras sobre a EMEFEAS


Parte I - As Mentiras sobre a EMEFEAS

Neste último dia 14 de novembro, o site da Prefeitura Municipal de Montadas publicou uma matéria escrita referente à alegada reforma que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo de Araújo Souza - EMEFEAS estaria passando agora ‘ao final de 2014’, porém a matéria trás em seu texto uma grande mentira referente à manutenção da mesma ao longo dos últimos anos, além de omitir uma série de fatores os quais são de verdadeiro vexame para o município de Montadas atualmente.

Nessa 1ª Parte nos deteremos a desmentir as alegações da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Montadas.

Vergonhosamente faltando mais uma vez com a verdade, a atual gestão do prefeito Jairo Herculano de Melo (PSB) afirma que a Maior Escola Municipal de Montadas não passava por reformas há exatos 25 anos (desde 1989). Porém, como apresentaremos a seguir PROVAREMOS, mais uma vez, que a atual gestão não sabe fazer outra coisa a não ser inventar mentiras e omitir verdades.

A estrutura física da Escola Municipal Erasmo de Araújo Souza começou com suas melhorias no ano de 1984 quando administrava a Prefeitura de Montadas pela terceira vez, o Sr. Antonio Veríssimo de Souza (1983-1988), neste período a área atual comportava dois Grupos Escolares: O Erasmo de Araújo Souza e o Gedilânia Alves de Souza, os quais foram recuperados, ampliados e adaptados, passando por mais uma adaptação em 1988. No ano de 1989, o então prefeito Inácio Porto (1989-1992) lageoou todo o corredor central e algumas salas.

A 2º grande Reforma, Ampliação e Adaptação da Escola Erasmo de Araújo Souza surgiu em dezembro de 1993, ainda durante o primeiro ano de mandato do então prefeito José de Arimatéia Souza (1993-1996).

(Prefeito José de Arimatéia Souza, Deputado Evaldo Gonçalves e o Vice-prefeito Antonio Verísismo)

A Escola Municipal foi ampliada e melhorada, passando a construção do seu 1º Andar, a construção de um moderno auditório para sua época e estruturação de espaço físico e capacidade de ensino para comportar até o Ensino Médio, passando a ser chamada naquele período de “Escola Municipal de 1º e 2º Grau Erasmo de Araújo Souza” (nome que ainda nos dias de hoje se ver no 1º andar do prédio da escola). Neste período o Erasmo de Araújo Souza teve uma das melhores educações do Estado da Paraíba; o seu Ensino Fundamental e Médio era tão bem qualificados que muitos alunos abandonaram a Escola Estadual Maria José de Souza para se matricularem na nova Unidade Escolar que teve a além da implantação de sua própria Banda Marcial. A sua estruturação física estava a duas décadas a frente de seu período.

Durantes os anos que se seguiram o prefeito Lindembergue Souza Silva (1997-2000) implantou a sala de vídeos da Escola, calçou a Rua Traversal ao lado da mesma, além de construir três cisternas para garantir a estabilidade hídrica da Unidade Escolar, como também implantou definitivamente a Merenda Escolar diária e a entrega de fardamento gratuito anualmente.

O trabalho foi mantido durante o 2º e 3º mandato do prefeito José de Arimatéia Souza (2001-2008) que visando melhorar a capacidade dos professores do município trouxe no ano de 2003 para a sede da Unidade Escolar a Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, que formou 42 professores ao final de 2005. Neste mesmo ano foi reimplantado a Banda Marcial denominada de Antonio Veríssimo de Souza.
No ano de 2009, o prefeito Lindembergue Souza Silva (2009-2012) realizou o concurso público para 42 vagas de professores. Ao antes do início de cada ano letivo todas as Escolas Municipais passavam por recuperações estruturais, elétricas, de saneamento e de pintura. O primeiro ano que veio romper com essa tradição foi o ano de 2013 já administrado pelo atual prefeito Jairo Herculano de Melo, seguido ainda do ano de 2014 onde TODAS as unidades educacionais ainda desconhecem - durante a atual gestão - o que é um mão de tinta.
Uma rápida revisão da história desmente claramente todo o atual corpo docente da Prefeitura Municipal de Montadas envolvidas em tão matéria, desde secretários, a assessores e incluindo o próprio prefeito.
Nas matérias vindouras relacionadas a Educação de Montadas durante esses dois últimos anos (20013-2014) abordaremos questões de Omissões, Valores Financeiros, Fardamento, Merenda e Transporte escolar, além dos vexames estaduais e nacionais os quais a Educação do Município de Montadas esteve e ainda está sujeita frente à administração do prefeito Jairo Herculano de Melo.
www.eusouazul.com


15 visualizações

Siga o Eu Sou Azul

Tony Veríssimo

Post em destaque

© 2014-2020 EuSouAzul.com

Todos os direitos reservados