• Tony Veríssimo

EDUCAÇÃO DE MONTADAS (Parte II): Merenda e Transporte Escolar


Parte II – Merenda e Transporte Escolar

Apontar os erros administrativos da gestão do prefeito Jairo Herculano de Melo (PSB), referentes à Educação do município de Montadas nestes dois últimos anos (2013-2014) não é tarefa difícil, principalmente para um gestor que foi responsável por um dos maiores vexames no Estado da Paraíba e que repercutiu nacionalmente quando em 14 de março de 2013 a Prefeitura de Montadas entrou para a lista das 13 cidades que durante a história do Brasil distribuíram como Merenda Escolar, “Pipoca de Panela”.
Nesse período o secretário de Administração Talles Hermínio ainda teve a coragem de afirmar que: “A pipoca junto com suco têm todos os nutrientes necessários para as crianças” [www.paraiba.com.br, 26 de março de 2013].
Após a forte repercursão Estadual da Prefeitura de Montadas ter destribuído 'pipoca de panela' como Merenda, a mesma através de sua página na rede social Facebook emitiu uma nota tentando amenizar aquilo que já tinha se alastrado pelos quatro cantos do Estado e que ficou conhecido como o Episódio "Estudantes comem Pipoca na Merenda enquanto prefeito toma Banho de Champanhe".

A nutrição dos alunos da Rede Pública Municipal aparenta não ser uma preocupação da atual administração, visto que foram detectados além de vários sacos de milho para pipoca também enlatados, achocolatados e biscoitos, o que vai contra as determinações do Manual de Instruções do MEC e dignos de conhecimento de todos os profissionais do PNAE; ou ainda o fornecido outras alimentações junto a essas de baixíssimo valor calórico que uma criança precisa.
Eis uma declaração-entrevista de uma Profissional Nutricionista feita ao Portal SE LIGA AÍ,referente o caso, escute o áudio. Clique aqui!
O governo do prefeito Jairo Herculano é uma verdadeira fábrica de desorganização. Em 26 de setembro de 2013 Montadas ficou na lista dos 32 municípios do Estado da Paraíba que tiveram bloqueados os recursos federais de Merenda e Transporte Escolar por falta de regularização com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), isso porque o prefeito através de sua secretaria não enviou a Prestação de Contas de 2012 referentes a Educação, os quais já tinham sido encaminhadas a nova gestão pelo Conselho de Educação.
O Prefeito Jairo Herculano ficou entre 321 gestores do Brasil que não enviaram os dados referentes à alimentação escolar e entre 464 gestores que não enviaram os dados referentes ao Transporte Escolar no ano de 2013, isso de um total de 5.570 municípios do Brasil.
Se a situação para o Transporte Escolar já estava ruim piorou quando em 03 de outubro de 2013 a Polícia Rodoviária Federal multou um dos ônibus da Prefeitura de Montadas por: 1) Falta de selo do Inmetro no tacógrafo, 2) Transporte indevido de passageiro e 3) Motorista desqualificado para uso do veículo. Além de ser ilegal e imoral colocava extremamente em risco a vida dos alunos que se deslocavam e ainda se deslocam as redes de ensino de Campina Grande, principalmente quando a rota foi alterada irregularmente com o mesmo ônibus que fazia a Rota pelo Distrito de São Pedro (Campinote) de Lagoa Seca.
Não restam dúvidas, a gestão do prefeito Jairo Herculano é ineficaz na Educação existe muita propaganda de sua Assessoria de Imprensa que se esforça para tentar transmitir nas redes sociais ou em jornais pagos algum tipo de benefício para a comunidade de Montadas, mesmo que tenha que repetir a mesma coisa duas ou três vezes, o que apenas mostra a sua ineficácia.
Para superar essa vergonha com um vexame ainda maior, tivemos que esperar um pouco mais de um ano quando em 16 de junho de 2014, ele Decretou Luto Oficial nos dias de jogos da seleção Brasileira que chegou a se tornar notícia Internacional por meio do G1.com.
www.eusouazul.com

#merenda #transporteescolar #jairo #educação #montadas

4 visualizações

Siga o Eu Sou Azul

Tony Veríssimo

Post em destaque

© 2014-2020 EuSouAzul.com

Todos os direitos reservados