• Tony Veríssimo

Repórter Record Investigação. Montadas, a cidade da Seca repercute Mundialmente


O que já era de conhecimento da população de Montadas/PB agora se tornou também de conhecimento Nacional e Internacional: O esquema de favorecimento no abastecimento de água apenas para os eleitores do prefeito Jairo Herculano (PSB). O esquema foi denunciado em Rede Nacional nessa segunda-feira (26), pelo programa 'Repórter Record Investigação'.

A reportagem mostrou o caso do aposentado Raimundo das Chagas que solicitou água ao governo municipal há três meses (isso em novembro, ao final de janeiro quando a matéria foi ao ar já chegava há 06 meses), mas garantiu que o líquido ainda não chegou por não ter votado no atual gestor. Pobre, idoso, deficiente físico e casado com um mulher com também idosa e com problemas psicológicos, o homem pediu esclarecimento à Prefeitura, mas o problema continua.

Se eu tivesse votado no prefeito, eu seria beneficiado. Fiz o pedido na prefeitura do carro-pipa, mas até agora não chegou. Tenho que tirar da minha aposentadoria (R$ 722,00) para não morrer de sede”, lamentou.

(Imagem de Reprodução/Rede Record)

Audilânio Simplício, ex-funcionário da prefeitura que respondia pela distribuição de água, confirmou a existência de uma ‘lista da seca’ com os nomes dos moradores – que votaram no prefeito e têm água garantida durante o período de estiagem.

“Eu fui demitido porque distribuía água para todos que solicitavam o carro-pipa, sem fazer distinção de cor partidária. Mas, há uma lista com os nomes dos eleitores do atual gestor”, falou.

(Imagem de Reprodução/Rede Record)

O mesmo foi o braço direito do prefeito Jairo Herculano (PSB) durante as eleições municipais de 2012. Sua demissão se deu porque não cumpriu a ordem dada pelo secretário de Infraestrutura, Álvaro Jandeyer Gomes, que teria afirmado: "Quem não votou [em Jairo] a gente têm que suspender, tem que deixar morrer de sede".

O Drama da falta de água em Montadas além de contar o calvário em busca de água dos demais cidadãos montadenses que não votaram no prefeito; ainda contou a história da catadora de lixo, Soneide que tenta saciar a sede de sua família com água suja.

A Reportagem repercutiu nacional e internacionalmente. A página da Prefeitura de Montadas na rede social Facebook recebeu diversas críticas vindas de vários lugares contra o prefeito Jairo Herculano (PSB) , inclusive de Londres, na Inglaterra.

Após a denúncia realizada pela Rede Record no Ministério Público, o Promotor de Justiça Leonardo Cunha Lima de Oliveira abriu inquérito investigativo sobre o caso, afirmando que o prefeito Jairo Herculano será responsabilizado por Improbidade Administrativa.

"Ele não pode deixar de atender a população meramente por questões pessoas. Então neste sentido o Ministério Público vai excepcionar o município. O sujeito [prefeito Jairo Herculano] será responsabilizado por Improbidade Administrativa, por violação dos princípios da administração pública; pode ensejar a depender da situação do caso concreto em crime eleitoral e também conduta criminosa penal". Afirmou o Promotor

(Imagem de Reprodução/Rede Record)

Durante os 06 dias que os réporteres estiveram no município de Montadas/PB, em nenhum dos dias conseguiram encontrar o prefeito Jairo Herculano, que já tem fama de nunca ser visto, muito menos na Prefeitura. Após o retorno dos repórteres para São Paulo, o prefeito falou com a reportagem afirmando que isso não passava de "Pura, pura, puríssima... Questão só de oposição". Porém, as imagens da reportagem deixam claro que as declarações do prefeito não se sustentam. Analisemos pontos:

1) Quem entregou todo o esquema foi o seu ex-braço direito, Audiânio Simplício. Que inclusive era o responsável direto pelas entregas de água. 2) A Jornada pela Água o qual o senhor Raimundo das Chagas teve que passar na prefeitura de Montadas não tinha como ser arquitetado, visto que as declarações de negação de água partirem dos próprios funcionários comissionados e contratados pelo prefeito.

3) É notório a manobra de adição do nome do senhor Raimundo na lista de água apenas quando a impresa chega a prefeitura e ainda por cima escrita com caneta de outra cor. 4) A declaração de um dos pipeiros responsável pela água de Montadas comprova o destino da mesma; água para o gado. 5) É nitidamente comprovado através dos adesivos políticos da casa da senhora Soneide que ela votou nos candidatos do prefeito Jairo, mas mesmo assim, provavelmente por ser pobre também não recebia água potável. Tendo que ela própria ir em busca d'água no Tanque Público. O qual foi testificado depois que tal água é imprópria para consumo humano.

Assista o vídeo na íntegra e tire as próprias conclusões:

Fontes: EU SOU AZUL - www.eusouazul.com

Portal Correio R7

#listadaseca #repórterrecordinvestigação #perseguição #jairoherculano #ministériopúblico

243 visualizações

Siga o Eu Sou Azul

Tony Veríssimo

Post em destaque

© 2014-2020 EuSouAzul.com

Todos os direitos reservados