• Tony Veríssimo

Política do Conta Gotas. Montadas atinge o mesmo nível de países subdesenvolvidos da África

"A Jornada pela água" na cidade de Montadas parece não ter fim. Aparentemente a denúncia em rede nacional realizada pelo programa Repórter Record Investigação apenas revelou a ponta do Iceberg que é a distribuição de água no município. Nossas investigações descobriram que além do privilégio no abastecimento de água apenas para os eleitores do prefeito Jairo Herculano, existe também uma verdadeira política de 'conta gotas' para os demais moradores.

Segundo declarações de vários moradores que vão diariamente aos pontos de distribuição de água, a quantidade liberada pelos responsáveis está sendo de apenas 20 litros de água por pessoa ao dia. O que coloca Montadas no mesmo nível dos países subdesenvolvidos do continente africano, tais como Etiópia, Serra Leoa e Somália.

Distribuição no bairro da Consolação: Sem Limites.

Distribuição na Prefeitura: 20 litros por pessoa ao dia.

Distribuição no Campo: 15-20 litros por pessoa ao dia.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), 110 litros de água por dia é suficiente para atender as necessidade básicas de uma pessoa. Já para a Fundação Nacional de Saúde, 100 litros por habitante ao dia para vilas e pequenas comunidades seria o necessário.

Segundo estudo de Saneamento Básico realizada pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) 80 litros diários por pessoa seria uma medida cabível em tempos de seca chegando ao limite extremo de 60 litros por habitante ao dia em pequenas comunidades, com carência de água e de recursos, mas nunca inferior a isso, pois se assim fosse colocaria a população a baixo dos requisitos mínimos de subsistência e de saúde.

Segundo o Eng. Saturnino de Brito, que contribuiu para o estudo universitário, o consumo mínimo de água/pessoa por dia para fins domésticos é de:

- Água para a bebida ......................... 02 litros

- Alimentos e cozinha ........................ 06 litros

- Lavagens de utensílios .................... 09 litros

- Lavagens de roupas ......................... 15 litros

- Abluções diárias ................................05 litros

- Banho de chuveiro ............................ 30 litros

- Aparelhos sanitários ........................ 10 litros

TOTALIZANDO .................................. 77 litros

Ou seja, mesmo Montadas estando atravessando por um período de seca, isso não justifica a baixa distribuição de água de cerca de 20 litros por pessoa realizada pela Prefeitura de Montadas.

EU SOU AZUL - www.eusouazul.com


2 visualizações

Siga o Eu Sou Azul

Tony Veríssimo

Post em destaque

© 2014-2020 EuSouAzul.com

Todos os direitos reservados