• Tony Veríssimo

Retrocesso. Prefeitura de Montadas retira a 'feira' do Mercado Público e a coloca no meio da


Retrocesso. Essa é a palavra que melhor se adapta ao ato da Prefeitura de Montadas, através do secretário de Infraestrutura Jandeyr Gomes, em transferir para as Ruas centrais a "Feira Pública' que estava localizada no Mercado do Produtor Rural. Para se conhecer o assunto é necessário explicarmos desde sua origem.


A Origem


A Feira Pública realizada nas quartas-feiras, na cidade de Montadas, teve origem no ano de 1977, pelo então prefeito Antônio Joaquim da Silva, localizada entre a Rua Manoel Cirino Lira e José Veríssimo de Souza.

Após longos anos os próprios comerciantes questionavam a realização da Feira em tal local, requerendo por parte da Prefeitura de Montadas a construção de um Mercado Público. Está foi uma das teclas batidas pela oposição da época, atual situação: A construção de um Mercado Público.


No ano de 2007, o então prefeito José de Arimatéia Souza, construiu e inaugurou o Mercado Público do Produtor Rural, com 1.371,12m² de área construída contendo 20 box's e banheiros adaptados, além de uma ampla área de estacionamento. A seleção de permissão para ocupação dos Box's foi feita pelo CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE MONTADAS, destinada exclusivamente aos moradores do municípiode Montadas.

Isso gerou um efeito positivo. Inicialmente porquê: * Forneceu aos agricultores e comerciantes um local apropriado para a comercialização de seus produtos; * Garantiu a expansão do perímetro urbano;

* Melhorou a locomoção dos veículos, visto que a Feira entre as ruas dificultava o trânsito no perímetro escolar e central;

* Eliminou o mau cheiro deixado nas ruas pelos produtos vendidos, como frutas, verduras e peixes; e

* Garantiu que os alunos da escolas próximas não abandonassem o horário de aula para passearem entre as barracas da Feira.

A situação atual

Passados quase 08 anos da inauguração do Mercado Público, o prefeito Jairo Herculano dá mais um passo para trás, retirando do Mercado Público e trazendo novamente para as ruass a 'Feira das Quartas'. Tal fator gera apenas um retrocesso ao dificultar a locomoção de veículos; deixando o mau cheiro de produtos perecíveis nas ruas centrais e tirando a atenção dos alunos das escolas próximas.

Essa mudança apenas cria percas ao próprio município, primeiramente porque trava o expansionismo urbano ao imprensar tudo na zona central e segundo por prejudicar os comerciantes do município de Montadas os quais têm box's no Mercado Público, visto que a saída da feira de seu local apropriado apenas favorece os comerciantes de fora do município.

Em comum acordos os vereadores Cássio Avelino e Fágner Júnior, alegaram a Cãmara Municipal de Montadas sequer foi convocada para deliberar sobre o assunto.

A Presidente da Comissão Permanente de Comércio da Câmara de Vereadores de Montadas, Seila Basílio a qual também presidente a Comissão de Assuntos Sociais e o presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, Ronaldo de Oliveira comunicaram que enviarão ofícios ao Executivo requerendo explicações cabíveis referente ao caso.

"Primeiramente a Comissão do Comércio ira requerer explicações do prefeito, sobre quais são os benefícios que tal mudança trará para o município e como ficará a questão dos montandeses que fazem uso dos box's do Mercado Público que se sentem prejudicados com tal ato". afirmou a Presidente Seila Basílio.

O presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, Ronaldo de Oliveira, afirmou: "Ainda não compreendo o porquê de tal mudança, ela aparenta ser um atraso para o município, desde a questão econômica como na questão de planejamento e acessibilidade estruturante. O local apropriado para tal tipo de comércio é o próprio Mercado Público, tal ato apenas está dificultando o trânsito e prejudicando os comerciantes locais, pois que está sendo beneficiado com essa ação são os comerciantes de fora do município".

O presidente Ronaldo de Oliveira ainda destacou: "Estamos sabendo que alguns box's do Mercado Público estão sendo vendidos e isso é inadmissível, vamos apurar o caso, se comprovado levaremos o mesmo ao conhecimento do Poder Judiciário para que os envolvidos sejam punidos".


2 visualizações

Siga o Eu Sou Azul

Tony Veríssimo

Post em destaque

© 2014-2020 EuSouAzul.com

Todos os direitos reservados