• Tony Veríssimo

Servidores Públicos de Montadas/PB paralisam atividades em protesto ao prefeito Jairo Herculano


Nesta terça-feira, 25 de agosto de 2015, os servidores públicos de diversas áreas do município de Montadas, através do SINTAB, paralisaram suas atividades em protesto a maneira a qual denominaram de 'truculenta' realizada pelo gestão do atual prefeito Jairo Herculano de Melo (PSB).

Conforme folheto distribuído pela classe sindical, em Assembleia Geral realizada no dia 17 de agosto, na sede do SINTAB municipal, os servidores da Educação, Saúde, Infraestrutura e Transporte da Prefeitura Municipal de Montadas, decidiram por UNANIMIDADE, estarem paralisando suas atividades em sinal de advertência a Gestão Municipal, como indicativo de greve, devido a falta de respostas as reivindicações das categorias e contra a precariedade de diversos serviços.

Os servidores realizaram protesto na Praça Josefa Tavares, ao lado da Prefeitura Municipal de Montadas, a qual foi centro para a aglomeração de diversos funcionários; munícipes; sindicalistas de municípios circos-vizinhos, que vieram a Montadas prestar apoio aos servidores locais; e em grande número de estudantes das escolas municipais e estadual, que acompanharam as atividades e manifestaram apoio aos funcionários do município, os quais estão a mais de 02 anos esperando resposta do Executivo referente as reivindicações de diversas classes.

"Vários ofícios foram protocolados na Prefeitura, desde que assumi [o cargo] em Janeiro [de 2015] têm ofícios que não foram dado resposta, isso é uma falta de respeito". Afirmou o Diretor do SINTAB de Montadas, Marcelo Vieira.

Entre os diversas reivindicações, focaram nos Rateio para o Magistério referente ao recursos do FUNDEB de 2014, visto que conforme demonstrativo do RREO (Relatório Resumido da Execução Orçamentária) enviado a Tribunal de Contas, a atual gestão, não cumpriu o mínimo constitucional de 60% em investimentos na categoria, chegando a infeliz marca de apenas 50,67%. Além de cobrarem explicações sobre os mais de R$ 700 mil reais que segundo documentações desapareceram misteriosamente da conta do FUNDEB, conforme prestação de Contas do prefeito Jairo Herculano junto ao TCE. Fator esse que foi publicado em primeira mão através do EuSouAzul.com.

As categorias da Saúde, Infraestrutura e Transporte, por sua vez, cobraram melhores condições de trabalho, como os adicionais de insalubridade e periculosidade além da equiparação dos salários, visto existem funcionários contratados que estão sendo melhor remunerados do que os próprios funcionários efetivos aprovados via Concurso Público.

"Nós estamos iniciando um movimento de rua, quem vai dizer se vai acabar bem ou não é o prefeito. Porque aqui na faixa está bem claro: Servidores nas ruas, prefeito a culpa é sua!". Afirmou o vice-presidente do SINTAB Regional, Giovanni Freire.

Após primeira série de discursos e reivindicações, os servidores fizeram passeata por diversas ruas da cidade, parando com exclusividade frente a Câmara Municipal de Montadas, onde houve uma verdadeira série de críticas aos vereadores da base do prefeito Jairo Herculano, devido o fator dos mesmos em uma sessão terem votado a favor dos direitos trabalhistas do servidores municipais e em outra sessão marcada as 09h00min terem votado contra tal projeto e acatado de maneira irregular o VETO do prefeito Jairo Herculano.


A segunda parada deu-se na frente da residência do prefeito Jairo Herculano, onde foi cobrado que o mesmo saísse de casa, parasse de se esconder, fosse para a Prefeitura de Montadas dar expediente e que recebesse a classe sindical visto que foi para isso que o mesmo foi eleito.

Após a passeata, os manifestantes retornaram a Praça Central. Munícipes pediram a palavra para reivindicarem melhores condições por segurança, visto que os moradores estão sendo 'reféns da bandidagem'. Salientando que melhorias na Segurança Pública era uma das bandeiras de campanha do prefeito Jairo Herculano e mesmo com o apoio eleitoral ao atual do Presidente da Assembleia do Estado, Adriano Galdino (PSB) e ao Governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), além do fator de estarem ligados pela mesma sigla partidária, a Segurança no município apenas piorou ao longo dos últimos anos.





















#2015 #JairoHerculano #SINTAB #Paralisação

0 visualização

Siga o Eu Sou Azul

Tony Veríssimo

Post em destaque

© 2014-2020 EuSouAzul.com

Todos os direitos reservados