• Tony Veríssimo

Vergonhoso: Sem projetos Câmara de Montadas se reunirá para presentear vereadores com broches, carte



É do conhecimento de qualquer cidadão montadense que o Câmara Municipal, raramente têm sessões, contudo, o que poucos sabem, é que a sua manutenção custa aos cofres municipais mais de R$ 50.000,00 por mês. Com menos de uma sessão por mês, os vereadores - acreditem ou não -, ainda podem receber pelas sessões extraordinárias, isso sem mencionar os longos períodos de recesso.

Para se ter compreensão do descaso, a Câmara Municipal fica de recesso de 01 de dezembro a 14 de fevereiro, isso volta a acontecer entre 01 de junho e 31 de julho, onde os vereadores têm 02 meses de férias juninas, mas isso não é só; após essa data, as atividades legislativas só vão de 01 de agosto a 30 de novembro, ou seja, não tendo atividades na Câmara durante todo o mês de dezembro e só voltado as atividades depois do Carnaval do ano seguinte, isso quando tem sessão. Tal ato, é simples de ser verificado, basta ler o art. 21 da Lei Orgânica Municipal de Montadas.

Quem acompanhou as atividades da Câmara de Montadas ao longo de 2015, pôde ver que as sessões foram um verdadeiro cenário de circo. Começando pela formação e composição das Comissões Permanentes, passando pelo desiquilíbrio do vereador Belo (PSB) que tentou agredir um munícipe, como também do vereador Basto (PSB), que afirmou que iria protocolar um ofício para proibir filmagens na Câmara, além da base situacionista votar contra o projeto da Lei da Ficha Limpa, como também, contra o projeto de Lei de isenção do imposto de contribuição da iluminação pública; e inclusive votar a favor, do veto do prefeito Jairo Herculano (PSB), referente aos adicionais de Insalubridade e Periculosidade dos servidores públicos, entre diversas outras matérias.

Relembre alguns eventos


Conforme o art. 47 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Montadas, a escolha dos membros das Comissões Permanentes acontece sempre na 1º Sessão Ordinária, a qual veio a ser marcada pelo então presidente Ramalho Antônio de Souza (DEM), para o próximo dia 26 de fevereiro de 2016, ou seja, nove dias após o retorno das atividades legislativas.


Intrigantemente, o Ofício Circular, que convoca os vereadores para a referida sessão não faz menção a formação das Composições Permanentes, as quais são importantíssimas para o Parlamento, pois são através delas que os Projetos de Lei são encaminhados ao Plenário para votação. Na verdade, para ampliação da vergonha que atualmente a Câmara Municipal se tornou, o Ofício Circular faz menção a coisas totalmente insignificantes, como: Entrega de quites de carteiras, broches e chaveiros para os vereadores (Tudo pago com dinheiro público) e um convite ao prefeito Jairo Herculano para que esse faça a Prestação de Contas de suas ações no município.

Na verdade, a “Prestação de Contas” o qual o presidente Ramalho Antônio de Souza, atual aliado do prefeito cita no ofício, não será uma sessão onde o prefeito apresentará os documentos referentes a maneira como conduziu a Prefeitura ao longo do exercício de 2015 e que passará por fiscalização minuciosa do Legislativo, mas sim, uma sessão onde vergonhosamente o Legislativo, basicamente irá fazer uma sessão de “Bajulação” ao gestor, naquele formalismo clássico que todos já conhecem em ano de eleição.

Se isso por si só já não fosse vergonhoso por parte dos representantes municipais, o fator dos vereadores se reunirem para receberem “quites de carteiras, broches e chaveiros” comprova o grande descaso representativo que o povo de Montadas está atualmente fadado.

Vai ver que para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, é mais importante “dar uma carteirada” como vereador, do que se reunir para apreciar projetos de lei em benefício da população.

A parte positiva e importante disto tudo, é que os montandeses podem ver o nível dos atuais representantes da Câmara Municipal de Montadas, e nas eleições municipais deste ano escolherem melhores representantes para a próxima legislatura (2017-2020), porque esses já passou dos limites há muito tempo.

#2016 #câmaradevereadores #carteiras #broches #chaveiros #sessão

5 visualizações

Siga o Eu Sou Azul

Tony Veríssimo

Post em destaque

© 2014-2020 EuSouAzul.com

Todos os direitos reservados