• Tony Veríssimo

Câmara já tem número de votos necessários para o impeachment



BRASÍLIA - De acordo com levantamento feito pelo GLOBO, o número de votos a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff já atingiu os 342 votos necessários para encaminhar o processo para o Senado. A votação no plenário da Câmara dos Deputados acontece no domingo, a partir das 14h. (Veja aqui como votam os deputados)

Nesta quinta-feira, o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), disse que cerca de 90% dos deputados da bancada são favoráveis ao impeachment, em posição divergente da sua, e que por isso o encaminhamento do partido na votação de domingo será favorável ao impedimento. A bancada se reuniu para debater o tema e, segundo Picciani, 45 dos 67 deputados participaram do encontro. O líder acrescentou ainda que não haverá sanção para os que, como ele, votarem contra o impeachment.

Os presidentes do PTN, PHS, PEN, PSL e PROS também anunciaram hoje que seus partidos são amplamente favoráveis ao impeachment. Pelos cálculos da vice-presidente do PTN, deputada Renata Abreu (SP), 26 dos 30 parlamentares votarão pelo afastamento da presidente.

punição para aqueles que desrespeitarem a ordem de votar a favor do impeachment E o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), informou que o partido deverá fechar questão sobre o tema, com . A decisão é uma retaliação às negociações individuais que deputados do partido fizeram para dar seus votos contrários ao impeachment em troca de cargos no governo. Na terça-feira, o partido anunciou a saída do governo.

Também segundo levantamento feito pelo GLOBO na quarta-feira, já há votos suficientes no Senado para dar prosseguimento ao processo de impeachment, caso o plenário da Câmara dê parecer favorável. Já são 44 os senadores que se manifestaram pelo afastamento da presidente, enquanto 18 se disseram contrários. Os 19 restantes estão indecisos ou não quiseram informar seu posicionamento.

O número supera a maioria absoluta da Casa (41 senadores). Para que o Senado dê início ao processo e Dilma seja afastada por 180 dias, é necessária apenas maioria simples — metade mais um dos senadores presentes em plenário. A votação final, para destituir a presidente, requer dois terços da Casa.

#Câmara #Impeachment #votosfavoráveis

0 visualização

Siga o Eu Sou Azul

Tony Veríssimo

Post em destaque

© 2014-2020 EuSouAzul.com

Todos os direitos reservados