• Tony Veríssimo

Site PARAÍBA DEBATE: Jornalismo sério ou "imprensa marrom"?



Jornalismo sério?

Situação e oposição sempre existiram e provavelmente sempre existirá, mas isso fica para a política. Contudo, no jornalismo a credibilidade surge com a capacidade de se buscar a verdade, com neutralidade, através do profissionalismo. O produto do jornalismo não é a informação, é a credibilidade, coisa que não se aplica ao site Paraíba Debate, pertencente ao grupo Topmídia Comunicação - CNPJ: 22.608.457/0001-16.

O pocinhense, Demétrio Costa, que detém controle do Paraíba Debate, recebia através do Top Mídia, pagamentos mensais de R$ 1.550,00 da gestão do ex-prefeito de Montadas, Jairo Herculano (PSB). Assim, iniciou o ano de 2017, através de seu Portal de cunho jornalístico, com o seu objetivo central em relação ao novo governo de Montadas: atacar a gestão de Jonas de Souza (PSD). Ou seja, quando as matérias forem elaboradas por tal veículo de comunicação, não se deve esperar em momento algum, publicações positivas referentes a nova gestão, visto que, o seu proprietário detém, aparentemente, mais proximidade ideológica com grupos político-partidários pocinhenses, como por exemplo, o do deputado Adriano Galdino (PSB), do que com o jornalismo sério, propriamente dito. E olha que ele cursa Publicidade...!

Imprensa Marrom (jornalismo amarelo ou "yellow journalism")?

O que se percebe por parte dos editores do Paraíba Debate em relação ao município de Montadas, é o verdadeiro uso do jornalismo amarelo; a verdadeira imprensa marrom, que busca o sensacionalistas, como base, pela busca desesperada em audiência, através de divulgação exagerada sem compromisso com a autenticidade. Ou ainda, quem sabe uma camuflagem de uso político-partidário em 'pele' de jornalismo?

Assim, no que se refere a afirmação que o governo do ex-prefeito Jairo Herculano era taxado de nepotismo, caí a credibilidade do site Paraíba Debate por falta de provas. Já no que taxa o governo de Jonas de Souza como sendo nepotista, recaí sobre os seus autores a ignorância e despreparo em não conhecer as Súmulas Vinculantes da Suprema Corte Federal do Brasil, na verdade, todas as nomeações citadas na matéria do Paraíba Debate tem respaldo em Lei por ser cargos de confiança.

Agora, como poderemos saber se verdadeiramente o site Paraíba Debate faz uso da política ao invés do jornalismo quando o assunto é Montadas ou ainda mesmo, Pocinhos? Basta analisar as publicações.

Embora o governo de Jairo Herculano tenha sido motivo de vergonha nacional quando decretou “Luto Oficial em dias de Jogos da seleção brasileiro” - G1 ou ainda mais importante, quando foi denunciada pelos programas: Repórter Record Investigação, Cidade Alerta e Repórter em Ação da Rede Record de Televisão por supostamente ter realizado manipulação na distribuição de água para pessoas carentes [programas líderes de audiência no dia e com transmissão para mais de 150 países] - [ver o vídeo] , entre diversas outras matérias, como o sucateamento da Frota Municipal [ver o vídeo], o site sempre silenciou; nunca criticou a gestão, ao contrário, mesmo tendo conhecimento pleno das ocorrências, o site sempre buscou divulgar assuntos que buscavam enaltecer forçadamente a gestão do também pocinhense, Jairo Herculano. Por que será?

E tudo que pode ser dito a Montadas, também se aplica a Pocinhos. Sempre existirá críticas à gestão do prefeito Cláudio Chaves (PTB) e nunca ao grupo de Adriano Galdino (PSB), mesmo quando este último perde o controle [ ver vídeo]. Por que será?

Falta de cheque?

Não tem como ser parcial quando um grupo de pessoas que se definem como jornalistas (embora muitas vezes não tenham sequer o curso na área), recebem quantias financeiras de edilidades públicas, e o grupo Top Mídia não foge essa regra.

Para se ter uma ideia melhor, só de setembro de 2015 a junho de 2016, a TOP MÍDIA recebeu da Prefeitura de Montadas, sob administração de Jairo Herculano, o montante de R$ 15.500,00 conforme dados do Tribunal de Contas:


"Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data". Luis Fernando Veríssimo

#ParaíbaDebate #TopMídia #DemétrioCosta #JairoHerculano #AdrianoGaldino #JonasdeSouza #CláudioChaves #jornalismo #imprensamarrom #jornalismoamarelo

1 visualização

Siga o Eu Sou Azul

Tony Veríssimo

Post em destaque

© 2014-2020 EuSouAzul.com

Todos os direitos reservados