• Tony Veríssimo

Mais de 90% dos homicídios no Brasil não são solucionados



Se você é destes que está acostumado a acompanhar seriados americanos com técnicas forenses incríveis, capazes de reconstruir com perfeição a cena do crime e identificar a pessoa responsável, talvez tenha uma grande decepção quando se deparar com a realidade.

É verdade que sequer nos EUA este seja um cenário comum, o que provoca problemas graves em um país acostumado a julgamentos por júri popular (por lá, advogados de acusação enfrentam problemas, já que a população acostumou-se a acreditar em provas cabais e super-cientistas desvendando o crime). Por aqui, o agravante é ainda maior.

Apenas entre 5 a 8% dos homicídios brasileiros são de fato investigados.

Como relatou recentemente em uma reportagem o Jornal da Globo, casos em que cidadãos ou mesmo repórteres criminais entram e violam cenas do crime antes da atuação da polícia forense são comuns. O respeito à investigação inexiste e o material de trabalho dos policiais da área ainda enfrenta as velhas dificuldades licitatórias do Brasil. Comprar fita de isolamento, por exemplo, pode ser mais fácil se sair do bolso dos próprios policiais do que se precisar encarar meses de licitação.

#homicídios #criminalidade #Brasil

2 visualizações

Siga o Eu Sou Azul

Tony Veríssimo

Post em destaque

© 2014-2020 EuSouAzul.com

Todos os direitos reservados