• Tony Veríssimo

Fim da falácia: Estudos da NASA provam que o planeta Terra está mais verde!




Em uma notícia surpreendente, a NASA relatou alegremente que o mundo está mais verde do que há 20 anos. Há oficialmente mais árvores na Terra do que há duas décadas.


Por quase 20 anos, dois satélites da NASA coletaram dados e imagens da Terra para observar o comportamento das 'áreas "verdes'. Ao analisar esses dados, os pesquisadores notaram que, durante essas duas décadas, essa área foliar aumentou o equivalente a toda cobertura da Amazônia.


A NASA diz que há mais de dois milhões de quilômetros quadrados de área extra de folhas verdes por ano, em comparação com os dados do início dos anos 2000. O MODIS capturou quatro fotos de todos os lugares da Terra, todos os dias nos últimos 20 anos.


Esses dados de longo prazo nos permitem ir mais fundo”, disse Rama Nemani, pesquisador do Centro de Pesquisa Ames da NASA e co-autor do novo trabalho.


A China e a Índia contribuíram de diferentes maneiras. A China fez um esforço concertado para reparar e preservar as florestas existentes, bem como introduzir novas áreas florestais, na tentativa de evitar a erosão do solo, a poluição do ar e as mudanças climáticas. O verde da Índia veio principalmente de um aumento nas práticas agrícolas intensivas, necessárias para manter o suprimento de alimentos à população em constante expansão. Novas técnicas significam que há mais culturas cultivadas de forma mais intensa ao longo do ano.

"Isso não significa que as florestas estão sendo substituídas por terras cultivadas", disse à BBC News Mundo Chi Chen, pesquisador do Departamento de Terra e Meio Ambiente da Universidade de Boston, que liderou o estudo.


"Em vários casos, trata-se do uso do mesmo terreno, que se torna mais produtivo", explica.

Segundo Rama Nemani, pesquisador do Ames Research Center da NASA, “os novos dados mostraram que “os humanos também estão contribuindo” devido “principalmente em parte a programas ambiciosos de plantio de árvores”.


Como se sabe, na Amazônia brasileira crescem 2.500 espécies de árvores (ou um-terço de toda a madeira tropical do mundo) e 30 mil espécies de plantas (das 100 mil da América do Sul).

208 visualizações

Siga o Eu Sou Azul

Tony Veríssimo

Post em destaque

© 2014-2020 EuSouAzul.com

Todos os direitos reservados