- Tony Veríssimo
Mais um vitória da Direita: Diretor de ONG deixa Conselho após exoneração de Ilona Szabó

O presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, pediu nesta quinta-feira (28) sua exoneração do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. O ofício foi enviado ao ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, pouco depois da revogação da nomeação da ativista Ilona Szabó para o mesmo órgão.
A nomeação de Szabó para a suplência do Conselho gerou uma intensa repercussão negativa nas redes sociais, o que culminou com uma nota à impressa emitida pelo Ministério da Justiça.
“Diante da repercussão negativa em alguns segmentos, optou-se por revogar a nomeação”, disse o Ministério da Justiça em nota oficial.
No documento em que anunciou seu afastamento, Renato Lima diz que tomou a atitude “irrevogável” em solidariedade à cientista política e ativista desarmamentista.
Segundo o diretor de ONG, Szabó “foi colocada em uma situação constrangedora no episódio da nomeação e posterior revogação da mesma para uma vaga no CNPCP, fruto da pressão de grupos nas redes sociais”.
Assim como Szabó, que é diretora do Instituto Igarapé, Renato Lima é um desarmamentista. Ele havia sido indicado para o Conselho no governo do ex-presidente Michel Temer, dentro da lei que criou o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).
Os mais diversos veículos de direita comemoraram o ato demonstrando que estão vigilantes frente a cada indicação feita no novo Governo e deixando claro que não toleraram infiltrados em uma nova gestão que tem como finalidade atender os anseios da ruas por uma política de caráter conservador e de economia liberal.