• Tony Veríssimo

Pela 1ª vez em 15 anos, MST não invade fazendas no Dia das Mulheres. Por que será?

O dia 8 de março, Dia internacional da Mulher, houve a 1ª manifestação do MST durante o governo do Presidente Jair Bolsonaro, no entanto, diferente do que vinha ocorrendo nos últimos 15 anos, essa foi a 1ª vez, desde então, que o movimento não realizou nenhuma invasão de propriedade privada no país. Tanto o MST como MTST não invadiram nenhuma fazendo ou prédio urbano, respectivamente.


Em 2018, mulheres do MST invadiram a fazenda do então presidente Michel Temer (MDB), no interior de São Paulo, o porto de Natal, a fábrica da Nestlé em São Lourenço (MG), a sede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), além das sedes do Incra em Brasília e em outras capitais, em ações que exigiram intervenção policial.


Em 2019, houve apenas atos públicos em capitais, como São Paulo, Salvador, Belém, Porto Alegre e Maceió, sem a ocupação de prédios e áreas públicas ou particulares. Os atos incluíram atividades culturais, oficinas artísticas e homenagens a Marielle Franco.

Em Ipiaú, na Bahia, 200 mulheres do MST e do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) ocuparam a mineradora australiana Mirabela Nickel. No entanto, a empresa foi desocupada duas horas depois sem que os trabalhos fossem paralisados.



A atuação ‘comportada’ do maior movimento de luta agrária do País coincide com a ofensiva de Bolsonaro para criminalizar o MST. Depois de nomear o ex-presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luiz Nabhan Garcia, inimigo declarado do MST, para a Secretaria de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura. Bolsonaro ameaçou tratar como “ato de terrorismo” invasões de propriedades.

Temos que tipificar como terroristas as ações desses marginais [do MST e do MTST] (…). Propriedade privada é privada. É sagrado e ponto final. Invadiu, garantindo que é ato ilegal, chumbo”. declarou Bolsonaro em maio de 2018.

Novos tempos.

335 visualizações

Siga o Eu Sou Azul

Tony Veríssimo

Post em destaque

© 2014-2020 EuSouAzul.com

Todos os direitos reservados