- Tony Veríssimo
Revogação da EC 88/15 permitiria que Bolsonaro indicasse 4 novos ministros para o STF

No mês de maio de 2015 foi aprovada e promulgada a Emenda Constitucional 88/2015, denominada “PEC da Bengala”, que elevara para 75 anos a aposentadoria compulsória para os ministros dos Tribunais Superiores, inclusive nos Tribunais de Contas da União. Logo após, foram estendidos os benefícios a todo funcionalismo público.
Agora, a discussão volta à tona, de modo inverso ou reverso, pretendendo diminuir de 75 para 70 anos a aposentadoria dos Ministros.
A Revogação da conhecida “PEC da Bengala” é de autoria da Deputada Federal Bia Kicis, do PSL do Distrito Federal, em uma de suas promessas de campanha.
Integrantes da bancada evangélica, como o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM), quer o apoio do Presidente para propor aposentadoria compulsória aos ministros após 20 anos de serviço.
Se a medida obter êxito, 4 ministros do Supremo Tribunal Federal terão que se aposentar, o que abre caminho para que o Presidente Jair Bolsonaro possa realizar novas nomeações, entre as mais cogitadas a do atual Ministro da Justiça, Sérgio Moro.