• Tony Veríssimo

Vitória de Trump: Democratas fracassam na tentativa de anular emergência na fronteira



Em votação na Câmara dos Representantes ocorrida nesta terça-feira (26), o Partido Democrata, que representa a Esquerda dos EUA, fracassou em sua tentativa de anular o veto do Presidente Donald Trump à lei aprovada no Senado que tinha como objetivo derrubar a declaração de emergência nacional na fronteira sul, onde há a divisa entre os EUA e o México. Com isso, a emergência nacional permanece em vigor, uma vitória para Trump.


A Câmara dos Representantes embora tenha em sua maioria atual deputados do partido Democrata, os mesmos não obtiveram votos suficientes para derrubar o veto do Presidente Donald Trump. Para que isso ocorresse a oposição precisaria atingir 286 votos; 2/3 do total. No entanto, o placar foi 248 a 181 a favor da derrubada do veto de Trump, quantidade insuficiente que precisava conquistar mais 38 votos.


A declaração de emergência permite ao Presidente Trump transferir US$ 3,6 bilhões adicionais de projetos de construção militar para erguer barreiras ao longo da fronteira com o México; o famoso "Muro". Construí-lo é uma das principais promessas de campanha de Trump, e ele está fazendo de tudo para honrar mais este compromisso.


A Fronteira com o México é uma verdadeira dor de cabeça para os estadunidenses, por ela, todos os anos, centenas de milhares de pessoas tentam entrar ilegalmente no país, o que contribui drasticamente para o aumento do tráfico, assassinatos e estupros no país. Uma barreira física já existe desde 1996, época do governo do Presidente Democrata Bill Clinton, mas Trump acredita que a mesma é insuficiente, precisa ser ampliada e melhorada.


Segundo o governo americano, as patrulhas de fronteira registraram mais de 400 mil entradas ilegais nos EUA em 2018. Nos últimos cinco anos, o número de solicitantes de asilo aumentou 2.000%, sobrecarregando o sistema, que tem mais de 700 mil casos acumulados para processar.

65 visualizações

Siga o Eu Sou Azul

Tony Veríssimo

Post em destaque

© 2014-2020 EuSouAzul.com

Todos os direitos reservados